A fé move montanhas, destrói máquinas e abençoa os escolhidos. O fervoroso bispo Metal Herald utiliza sua divina melodia para manter suas ovelhas seguras e infernizar os infiéis da equipe adversária. Quando utilizado com eficiência, é uma peça inestimável na cruzada até a base inimiga e pode transformar uma partida difícil num passeio dominical da vitória.
A sua arma primária do suporte é o Shadow Stroke. Alimentado pelos amplificadores, o Herald dispara energia do Metal. Quando ele acerta inimigos, o padre recebe um escudo.
A Runes of Sacrifice são ondas de energia do Heavy Metal disparados conforme o Herald se flagela em nome do Metal. Além de causar dano em oponentes, garante escudo para os aliados.
Existe uma outra dimensão: Metal — e o Herald pode se transportar para este lugar quando ativa sua terceira arma: Black Metal. Ela acelera o veículo e o torna intangível, tornando-o intocável. Ele também recebe escudo após retornar a nossa dimensão.
A habilidade especial do governante de Metal City é o Herald’s Decree. Esta arma especial inicia uma sinfonia do metal, garantindo escudo para todos os aliados próximos.
Em toda Metal City, poucos são capazes de desafiar o poder controlado pela Seita do Metal. Eles são os únicos que recebem as mensagens dos Deuses do Metal e as transmitem aos plebeus, que perambulam as ruas mendigando. Até os Patronos movem-se cuidadosamente perto da Seita e de seu líder, o Metal Herald. Entre as almas infelizes que se ajoelharam diante do Herald para receber seu julgamento, nenhuma saiu sem confessar seus pecados diante dos olhos do escolhido dos Deuses. Aqueles que já presenciaram a cara de caveira do Aiatolá do Rock n’ Roll preferem a morte a ter que resistir a sua fúria uma segunda vez.
A Seita diz que os Deuses concederam ao Herald poderes divinos e que, no comando destes poderes místicos, quem teria coragem de discordar dele? O Metal Herald exige atenção. Até o mais cético dos ateus seria inexplicavelmente atraído pelo som de sua voz. Os Deuses concedem visões ao Herald, imagens que só ele é capaz de interpretar. Muitos daqueles que duvidavam das suas afirmações acabaram louvando-o depois de passar alguns momentos em sua presença.
Na Arena, o Metal Herald toca as cordas sagradas, dons divinos dos Deuses, para ajudar seus aliados e inibir seus inimigos. Muitas vezes ele pode até ser visto atrás dos membros da sua Seita, que abrem caminho para seu líder. Não há obra divina que o Herald aprecie mais do que derrotar hereges entre os muros da Arena. A última coisa que muitos dos hereges condenados a participar do Torneio das Heavy Metal Machines veem é o sorriso fatal do Herald, levando-os aos braços dos Deuses.