De leste a oeste, de norte ao sul, os limites de Metal City estão sob domínio do Secto do Metal. Seu poder é tanto, que até os Patronos tomam cuidado para mexer com o Secto e seu líder com sede de poder, o Metal Herald. Até porque, quem encontra o Herald frente a frente, dificilmente sai sem assumir seus pecados.
Herod Pontifex é seu nome. Ele carrega consigo a palavra do Deus do Metal, mesmo sendo alguém que duvida de si mesmo, já que ele não consegue escutar claramente o que os deuses estão falando.
Lutando contra os hereges, ele é o típico mentiroso que acredita nas próprias mentiras. Rumores dizem que ele possui algum grau de esquizofrenia, atacando em si quando ele mata outras pessoas em nome do Deus do Metal.
Religioso fervoroso, Herald foi criado no próprio Secto, para poderem usar seu carisma e sua voz para iludir os fiéis. Apesar disso, sua personalidade remonta um tipo ingênuo algumas vezes, já que ele acredita que seu carro possui poderes divinos. Porém, tudo não passa de mera tecnologia que um dia foi criada pela Artificer.
Pouco se sabe ainda sobre sua história, porém graças ao seu trabalho na inquisição para converter o Full Metal Judge, hoje eles caçam os hereges, representando o Secto do Metal nas arenas de Heavy Metal Machines.