Pouco se sabe sobre como o espituritualismo funciona entre as pessoas em Metal City. Mas certamente, Black Lotus é quem mais se enquadraria como espiritualista dentre os personagens de Heavy Metal Machines. Sendo que basicamente, usa uma espécie de alteração de antigas religiões orientais.
De onde veio? Qual sua história? É um mistério. Durante uma batalha em Metal City, Lotus apareceu repentinamente em seu carro com uma velocidade inacreditável, alcançando a bomba e fazendo a entrega mais veloz de toda a história do torneio, deixando para trás uma multidão sem palavras de cidadãos e Patronos. Rumores dizem que Lotus apareceu no torneio para apenas fazer um “test drive”, mas ninguém sabe qual sua intenção por brigar na arena.
Com a sua performance na arena, e a influência dos Patronos, Black Lotus se tornou a primeira pessoa a ser convidada para correr por conta própria. A impressão causada durante a corrida, se deve muito ao fato de seu carro ser banhado com a energia do Cosmos, usando o poder da Lotus de Cristal para quebrar o ciclo entre a vida e a morte, alcançando a libertação pura.
Algumas teorias da conspiração surgiram desde que seu carro misteriosamente apareceu destrúido junto de seu cachecol em frente a casa da Little Monster. Mas ninguém sabe qual é a conexão entre Little Monster e Black Lotus, muito menos o que aconteceu naquele dia. Apenas se sabe que seus mistérios nunca param de aparecer.