Na história de Metal City, há várias organizações que ajudaram a construir a sociedade como conhecemos hoje. Com ideologias diferentes, algumas delas são bastante contrastantes sobre a vida no pós-apocalipse. Acima de todos os grupos, um está no poder: o Secto do Metal.
Dentro dos limites de Metal City, há poucos que conseguem emergir contra o poder consolidado pelo Secto do Metal. Eles, exclusivamente, carregam a mensagem do Deus do Metal pelo povo que luta para sobreviver pelas ruas. A “seita” começou depois que o Heavy Metal salvou a terra dos monstros e ajudou a reconstrução do mundo, criando os torneios de HMM.
Sabe-se que existe um Papa, um reverendo e um conselho, mas nada é explicitamente falado sobre essa hierarquia, pois poucas pessoas têm contato com a liderança. Atualmente, o Secto é o grupo religioso mais influente e conhecido. Junto com os Patronos, comandam Metal City, impulsionados por poder, dinheiro, influência, fé e Heavy Metal.
Membros mais notáveis:
- Metal Herald, o Papa Sombrio: O Secto afirma que deus deu a ele poderes divinos, mas há rumores de que isso não seja verdade.
- Full Metal Judge: juiz, júri e executor. Ele é o Red Blight convertido pelo Secto.
- Jebediah Smith, reverendo de Metal City.