Oi galera, eu sou João “Ousado”, Game Designer do Heavy Metal Machines e há algumas semanas lançamos no jogo um novo Modo de Treinamento, que trouxe uma forma de jogadores iniciantes praticarem suas habilidades em partidas contra bots e com modificadores específicos para facilitar o seu aprendizado e entendimento do jogo, sem modificar as estatísticas do jogador.
Porque Criamos o Modo Treinamento
Sempre acreditamos que o Tutorial não era o suficiente para o jogador sair dele já jogando contra outros jogadores. Muitas vezes esse jogador saia do Tutorial e iria jogar partidas contra jogadores mais experientes que ele, o que criava uma experiência frustrante, então o treinamento pode evitar essa frustração.
Por outro lado, fizemos testes que demonstraram que jogadores iniciantes do HMM procuravam por um modo de treinamento dentro do jogo. Tendo essas duas informações decidimos então criar o modo de treinamento.
O Desenvolvimento
Definimos que o Treinamento seria mais focado para jogadores iniciantes, pois foi deles que surgiu essa necessidade. Então fizemos essa versão do treinamento onde o jogador iniciante tem um ambiente mais controlado, para aprender a jogar HMM, divida em 2 modos de treino, “Interceptador ou Suporte” e “Transportador”, de acordo com a categoria de piloto que o jogador deseja treinar.
Durante o desenvolvimento do treinamento diversas pessoas foram envolvidas. Eu participei como Game Designer, Cami e Marcelo BND fizeram todo o Design de UI, Rafael Hrasko e Stefano participaram como desenvolvedores, Raqsonu trabalhou em todas as artes para as telas, Luis “Modesto” e Leo “Pato” participaram como Analista de QA e QA Tester respectivamente. Além deles todo o resto da equipe de QA participou ativamente no fim da produção.
O desenvolvimento do Treinamento durou por volta de 2 meses de produção com cerca de 3 a 4 semanas de pré produção onde estava sendo discutido como ele seria desenvolvido.
Desafios e Expectativas
Nós tivemos algumas dificuldades técnicas mas nada que tenha sido um impedimento muito grande no desenvolvimento. Uma de nossas maiores dificuldades foi na dificuldade dos modos de treino. A dificuldade de cada modo (“Interceptador ou Suporte” e “Transportador”) está diretamente vinculada a como os bots se comportam e aos modificadores que adicionamos em cada modo. Isso fez com que ao mesmo tempo do desenvolvimento do Treinamento a gente trabalhasse em uma melhoria nos bots que entrará na segunda entrega do Treinamento. Para melhor entender a dificuldade e o comportamento dos nossos bots fizemos diversos testes para garantir que estávamos cientes e confortáveis com o resultado. Esses testes geraram posteriormente as mudanças que fizemos nos bots que entraram para a fila casual, como fazer com que eles não derrubem mais a bomba sozinhos, saibam chutar a bomba pro gol e se movimentar melhor de forma geral.
Então a nível de produto existe uma expectativa de que o Treinamento ajude os jogadores que antes sairiam do jogo por não entenderem ou terem uma experiência muito frustrante no início do jogo, agora fiquem no jogo ou deem mais uma chance para o HMM. Outro resultado que é muito importante pra gente é que a qualidade dos jogadores iniciantes melhore, ou seja, que quando eles vão para fila Casual ou até mesmo Ranqueada, eles estejam um pouco mais bem preparados para isso.
O Futuro do Modo Treinamento
Como uma primeira entrega o treinamento está finalizado, mas existem diversas melhorias que queremos fazer. Porém, tudo e qualquer alteração no treinamento ou adição de novas modos será baseado nos dados analisados que tivermos. Essa primeira versão criamos de uma maneira mais “simplificada” justamente para conseguirmos avaliar o quanto precisamos investir em um treinamento mais profundo. Nós temos ciência de que o treinamento atual não de fato ensina os jogadores e sim só cria um ambiente mais controlado para eles. Caso se mostre necessário temos planos de implementar mais modos de treinamento e mais opções que ajudem cada vez mais os jogadores iniciantes a entrarem na fila mais qualificados.
É isso, aí! Espero que tenham gostado.
Até a próxima e nos vemos nas arenas!
Abraço,
João Ousado.