Dev Blog #13: Entrevista com Eros, o Gerente do Estúdio da Hoplon

Oi galera, dessa vez pro nosso Dev Blog bati um papo com o Eros, o Gerente do Estúdio da Hoplon, e ele contou pra gente todo o desafio, responsabilidades e alegrias de tocar o desenvolvimento do Heavy Metal Machines, saca só:

 

Como é ser o Head de um estúdio de desenvolvimento de jogos?

Ser Head de um estúdio de desenvolvimento de jogos é a realização de um sonho! Simples assim. Mas nem por isso é uma tarefa simples ou fácil, direta ou indiretamente hoje minha atuação é responsável pela vida profissional de outras 55 pessoas.

Como head do estúdio eu atuo gerenciando tudo que acontece dentro do estúdio como criação de conteúdo, desenvolvimento de features, contratações de hoplitas (como nós nos chamamos aqui dentro da Hoplon), definição de orçamento, controle de verba, etc. Minha posição é a responsável por ditar o ritmo e maneira como o estúdio deve funcionar.

 

Quais as motivações te levaram a escolher essa profissão e a Hoplon?

Minha maior motivação sempre foi paixão por jogos, tive a sorte de desde o meu primeiro emprego quase sempre atuar dentro do mercado de jogos, acabei passando 1 ano fora do mercado, fazendo aplicativos para celular, porém assim que tive a oportunidade de voltar para o mercado aqui na Hoplon não pensei duas vezes, topei a proposta sem nem pensar muito, mesmo naquele momento recebendo um pouco menos que meu trabalho anterior.

Outro item que sempre me motivou, foi poder desenvolver pessoas, ver pessoas iniciando ou já experientes no mercado com o mesmo brilho nos olhos que eu tenho e mesmo assim eu conseguindo contribuir para o desenvolvimento profissional destas pessoas.

 

Como você chegou até o cargo de Head? O que foi necessário pra que isso acontecesse?

Eu sabia com o que eu gostaria de trabalhar desde 1990 quando tinha 10 anos quando eu ganhei meu Sega Genesis (Mega Drive), desde então eu comecei a tentar entender como os jogos eram feitos e foi iniciando com alguns experimentos no MSX que comecei a “brincadeira” de fazer jogos. Sempre foquei meus estudos, e durante toda minha graduação eu solicitava aos professores para que os meus trabalhos de faculdade fossem alterados para que pudesse ser algo relacionado ao desenvolvimento de jogos. 

Eu iniciei minha carreira como Analista Desenvolvedor de Jogos em 2000 e desde então venho atuando no mercado de jogos, nestes mais de 20 anos já participei e publiquei mais de 30 games, para as mais diversas plataformas como PC, Mobile e Consoles.

Em 2007 eu passei a liderar uma equipe de desenvolvimento e naturalmente fui assumindo mais responsabilidades e passei a atuar como produtor já em 2008, que brinco dizendo que era um Gerente de Projetos com mais algumas responsabilidades. A mudança para Head of Studio ou Gerente do Estúdio, foi mais uma vez natural, ela aconteceu aqui na Hoplon em 2016 após 1 ano na empresa.

 

Quais os exemplos tarefas que são bem comuns na rotina de um Head de estúdio?

Reunião! Hahahaha. Gostaria que fosse piada, mas não é, para manter as coisas dentro do eixo precisamos realizar algumas reuniões com os líderes e também com as equipes, temos algumas reuniões que são semanais para alinhamento. Realizo também encontros com os Game Designers para discutirmos as features em desenvolvimento, de mesmo modo com a equipe de produto para discutirmos as próximas features ou conteúdos, afinal, precisamos definir com meses de antecedência qual será nosso novo personagem pro HMM, qual será nosso próximo tema de Metal Pass. Por sermos uma equipe grande e multi disciplinar, parte do meu tempo é garantindo que as equipes tenham uma boa comunicação, que os problemas e conflitos sejam resolvidos, que os anseios das pessoas sejam atendidos, e por aí vai. Ah, já falei que faço reunião? Depois de tudo isso, quando sobra um pouco de tempo eu jogo. 🙂

 

Além de você, quais líderes estão te apoiando dentro do estúdio do desenvolvimento?

No estúdio, como somos em aproximadamente 55 pessoas separadas em algumas equipes, cada uma tem seus líderes, que me apoiam na condução dos trabalhos, são eles: 

Coordenador de Desenvolvimento, Líder de Arte, Líder de Interface, Líder de GD, Líder de QA e Líder de TI, os nosso líderes atuam diretamente em suas equipes garantindo que os processos sejam seguidos, prazos cumpridos, qualidade garantida…

Além dos líderes temos também um Diretor do Jogo e um Diretor de Arte que são as pessoas responsáveis pelos direcionamentos do projeto e também são o olhar crítico para tudo que está sendo produzido. E, claro, para ajudar na organização das atividades temos um Gerente de Projetos. 

 

Quais os principais desafios e o que você deseja pro futuro?

Um dos principais desafios que todo líder de time enfrenta é conseguir manter a motivação de todos, mesmo em um projeto com 5 anos de desenvolvimento temos que manter o time motivado e se desafiando a cada conteúdo e entrega realizada. Meu desejo para o futuro obviamente é o sucesso do HMM e da Hoplon, consequentemente isso refletiria em minha carreira para quem sabe um dia assumir uma posição de diretoria.

 

Mais alguma coisa você gostaria de compartilhar com a gente?

Gostaria de pedir algo diferente pros leitores do blog:

Aos nossos jogadores, continuem contribuindo com feedbacks para o HMM, nós sempre ouviremos vocês!

Aos profissionais da área, já viram que estamos contratando? Nosso link ta aqui:  http://www.hoplon.com/site/careers.php

Valeu, galera!

 

===

Sensacional! Curtiu a trajetória do Eros? 

Dá uma lida nos nossos outros posts sobre o desenvolvimento do HMM!

Nos vemos nas arenas!

 

Abraços,

Miss Fullscreen