Artificer é uma das pessoas pessoas mais velhas no mundo de Heavy Metal Machines – senão a mais velha. Ela nasceu antes do apocalipse e ainda se lembra dos dias que a ciência dominava. Tratada como “bruxa louca” e taxa de herege pelo Secto do Metal, ela valoriza a sabedoria científica sobre superstição e usar suas habilidades de engenharia para causar problemas ao Secto.
Uma cientista brilhante, ela sabia que mundo estava para acabar, por isso se preparou para sobreviver. Ela construiu um laboratório e achou uma maneira de preservar o corpo até o apocalipse se consumar. Após esse período, Artificer acordou em um mundo completamente diferente – e então ajudou a construir Metal City.
Algum tempo depois da construção da cidade, Artificer foi chamada para ajudar em um projeto secreto. Já era tarde quando ela descobriu as atrocidades cometidas contra os trabalhadores desse projeto, então ela deletou toda informação e deixou de compartilhar conhecimento.
Artificer estava fraca e velha. Seu corpo não aguentaria muito tempo e ela percebeu isso. Todavia, não poderia morrer sem antes terminar o que havia começado, que era tirar o mundo das mãos do Secto do Metal. Em suas buscas de maneiras para sobreviver fez aliados por todo o lugar e, por fim, encontrou a maneira de se tornar imortal: tranferir sua mente para uma máquina — seu veículo na arena.
Ela continuou com suas viagens até conseguir confiança para se opor ao Secto de uma vez por todas, e então voltar às arenas de Metal City.