nova bomba heavy metal machines

A nova bomba finalmente chegou!

Em outro post aqui no blog a gente já havia falado sobre a necessidade de uma nova bomba. Além de valorizar mais a posição de Transportador, o nosso objetivo é trazer cada vez mais competição e fazer de Heavy Metal Machines um jogo estratégico e de ação. Com a chegada da novidade, isso foi possível. A dinâmica do jogo e a fluidez da partida foram totalmente ressignificadas e acreditamos que jogar HMM será uma experiência muito melhor para nossos jogadores.

Para explicar um pouco melhor sobre isso, convidamos o diretor do jogo Aly Lenzi para falar sobre o processo de criação da nova bomba e como pensa a nossa equipe. Confira no vídeo:

Nos vemos na arena!

 

Custom Match - Partida Customizada

O que diabos é Partida Customizada? Hora de formar seu time!

Se você atualizou seu Heavy Metal Machines e notou que o menu principal mudou, fique sabendo: não foi a única novidade! Nesta última atualização, trouxemos pra vocês algo que irá nos colocar ainda mais no caminho competitivo do e-Sport e permitirá elevar o nível de estratégia dos jogadores, o Custom Match ou Partida Customizada.

Como funciona?

O Custom Match ou Partida Customizada, como o nome diz, é uma partida completamente personalizada por um jogador. Quando você clicar em jogar, ela estará como uma nova opção de modo de jogo, além de “Jogar” (online) e “Praticar” (versus bots). Uma vez que você clicou nela, você se encaixa em dois tipos de jogador: criador e participante.

O criador é o jogador que iniciou a sala de jogo que abriga os demais participantes. Essa função possui alguma vantagens, como escolher em qual time cada competidor vai correr, banir quem quiser e convidar amigos para participar da sala. Esse convite é feito através do Código de Acesso e somente o criador tem o poder divino de gerar esse código para permitir a entrada de novos corredores. Sugestivo o nome, né? O criador é quase um Deus do Metal dentro do lobby do jogo.

Entendendo o Código de Acesso

O Código de Acesso é a sua chave para abrir a porta da Partida Personalizada. Você só consegue entrar em uma sala se tiver recebido este código do criador ou de algum outro jogador que a tenha. É importante lembrar que se você encher o saco do pessoal, o criador tem a liberdade de banir você da sala. Daí não adianta tentar usar este código de novo, porque você está banido definitivamente por ele.

Nossos Códigos de Acesso são uma mistura aleatória de caracteres. Assim, evitamos que espertinhos tentem adivinhar o código da sala dos outros – como poderia acontecer com o sistema de senhas. A não ser que você receba a inspiração divina do Metal Herald, dificilmente conseguirá inserir um Código de Acesso sem ter recebido primeiro.

Monte seu time!

Outra novidade bem interessante dessa ultima atualização é a formação de times. Se você é mais unido com seus amigos do que os irmãos Clunkers, agora você poderá criar a sua própria equipe e identificá-la com nome, tag e ícone. Isso não só fortalece a comunidade – fazendo ela se organizar mais para as partidas – como casa muito bem com a chegada das Partidas Customizadas. Com o controle total de quem está em qual lado e de quem pode ou não jogar com você, será possível treinar cada vez mais com seu time e se preparar pelas competições que estão por vir!

O que queremos com essas mudanças?

Basicamente, este é o nosso jeito nada sutil de dar o recado para vocês do que está por vir: competições! Teremos nosso primeiro torneio no mês que vem no servidor europeu (o que não significa que você não pode participar também) e queremos que os jogadores joguem cada vez num nível mais competitivo. Sempre enxergamos Heavy Metal Machines como um jogo extremamente estratégico com o diferencial de  jogabilidade bem fluida, então achamos que com essas novidades poderemos possibilitar que os jogadores treinem de forma cada vez mais organizada.

Claro que ainda temos um longo caminho pelo frente, mas toda jornada começa com um pequeno passo. Assim, estamos investindo do nosso próprio prêmios de mais de 10 mil euros em dinheiro para esta primeira competição e certamente muitas outras estão por vir. Vamos atualizando vocês sobre os planos que temos para o game – afinal, de mistério já basta a identidade do/da Black Lotus – e contamos com vocês para nos proporcionar muita diversão, destruição e competição na Cidade do Metal. Fechado?

Nos vemos na arena!

Blogspoiler: NOVA BOMBA!

FB imagem com LINK

Por que precisamos de uma nova bomba?

Notamos que bomba não tava deixando a galera tão feliz. Pelo feedback dos jogadores, nós decidimos que precisamos de uma nova bomba que melhore os seguintes aspectos:

 

  • Diversão
    • Percebemos, já de cara, que os jogadores evitam pegar a bomba, simplesmente porque carregar ela é um fardo. Você fica mais pesado e toma dano dela, enquanto apanha dos 4 adversários sem muita opções defensivas. Apesar de nós acharmos importante a divisão das 3 classes e de continuar fazendo Transportadores capazes de cumprir seu papel, nós achamos que a bomba estava punindo demais e tava tirando tirando boa parte da diversão que o jogador que carrega e entrega ela devia sentir.
  • Intuitividade
    • O jeito que a bomba se comporta não é muito fácil de se compreender, e muitos jogadores sente frustração tentando entregá-la. Além disso, alguns reflexos básicos, como o de passar a bomba para o aliado, não estão sendo muito recompensados.
  • Clareza
    • Devido a vários fatores, é fácil perder o foco na bomba quando todo mundo tá brigando por ela caoticamente. Os jogadores precisam de alguns preciosos segundos pra entender onde exatamente está a bomba quando ela é derrubada de alguém. Melhorando a clareza da bomba e arrumando o problema anterior da intuitividade, vai ser possível localizar a bomba com velocidade e precisão, como também ajustar a estratégia no improviso rápido.
  • Precisão
    • A imprevisibilidade e a falta de visibilidade pode fazer com que os jogadores sintam que suas ações são ineficazes. Não é raro para o jogador se sentir frustrado em ver o inimigo pegar a bomba por pura sorte do acaso, mesmo quando ele faz os movimentos corretos em direção a bomba.

 

Soluções

  • Priorizar a diversão
    • Vamos começar removendo o dano constante que o transportador recebe da bomba (o que já abre bastante opções para ele), mas também queremos explorar outros instintos do jogador. Depois de observar uma quantidade nada saudável de partidas e de analisar feedback de jogadores, nós decidimos investir tempo de desenvolvimento em construir uma mecânica de “passes” que realmente seja prazerosa de se usar!
  • Focando na intuição
    • Essa é a parte mais fácil de planejar, mas também a mais difícil de executar. Nós reconstruímos nosso sistema de física para que permita uma bomba realista e assustadora. Ela vai afetar o movimento do seu carro com seu próprio peso e inércia, forçando o carregador a se adaptar nas curvas e colisões, no improviso e no braço. Isso tornou um pouco mais difícil carregar a bomba, mas de uma jeito bom, competitivo e divertido. Se você tiver as manhas, pode usar ela como escudo e, bem nos últimos momentos, como uma ARMA.   
  • Aumentando a clareza
    • A principal maneira de aumentar a visibilidade da bomba é aumentando o tamanho. Ela passará a ter o tamanho de um veículo padrão. Novos efeitos foram adicionados, também, incluindo animações. Além disso, como ela não será mais um item ‘pegável’ padrão, não vai ‘teleportar’ de um lugar para outro. Ela terá que se movimentar fisicamente.
  • Adicionando precisão
    • Ter movimento físico já vai deixar o movimento da bomba bem mais previsível, tornando a interceptação dela muito mais natural. Nós também fizemos uma mudança fundamental na maneira de pegá-la: ao invés de simplesmente ‘atravessá-la (o que fazia com que fosse pegada acidentalmente), agora o jogador terá que segurar uma tecla para ativar o seu ‘Pegador de bomba’ (é o que estamos chamando, vocês darão com um nome melhor). O jogador segura a tecla e toca a bomba, criando um link com ela (se nenhum outro jogador tiver linkado com ela antes). Pra dar uma apimentada e deixar isso mais competitivo, criamos a ‘Disputa’. Se um jogador tentar pegar a bomba ao mesmo tempo que o seu adversário, só irá conseguir linkar com a bomba se o inimigo for removido de perto. Ou seja, a própria disputa pela bomba poderá ser uma team fight com novas possibilidades estratégicas.

 

Placar dos Líderes: explicando a competição.

Nosso PLACAR DOS LÍDERES tá funcionando e já premiou os vencedores da primeira fase. Como tem gente que ainda não tá ligada em todos os detalhes, resolvemos deixar tudo bem explicado pra vocês, porque somos PAIS AMOROSOS E EDUCADORES.

Do começo: o que é, afinal, esse placar? Esse placar mostra os melhores jogadores das 3 categorias atuais (já explico) e visa aumentar a instiga pra jogatina COMPETITIVA. Se não for sua praia, não tem problema, você pode continuar jogando sem ligar pra essas coisas. Mas é um bom lugar pra arranhar MUITA fama, já que a premiação total é de 15.000 pontos de fama. Sim, fama pra caramba. E além disso, é legal ter seu nome lá no topo da lista dos melhores jogadores, né?

 

Então vamos lá: como é organizado todo esse rolê?

O Placar dos Líderes só leva em conta as partidas contra outros jogadores, desde que tenha pelo menos um jogador humano. As partidas de prática (aquelas contra um time só de bots) não são contabilizadas.

Estamos na Primeira Temporada. Uma temporada é formada por 4 Fases:

  • FASE 1: De 31/03/17 até 06/04/17
  • FASE 2: De 07/04/17 até 13/04/17
  • FASE 3: De 14/04/17 até 20/04/17
  • FASE 4: De 21/04/17 até 27/04/17

 

A Fase 1 já terminou e a 2 está rolando. Atualmente, a Primeira Temporada anda assim:

Painel da Primeira Temporada - Heavy Metal Machines - HMM
DoomSpawner, o ganhador da Fase I nas 3 categorias, continua IMBATÍVEL.

O Placar é dividido nessas três  categorias, Dano, Cura e Rounds de bomba entregue. 

E como são calculados esses números em cada fase? Vamos lá:

  • Dano por minuto: É a média de dano que você causou por minuto nas suas cinco melhores partidas.
  • Cura por minuto: É a média de cura que você efetuou por minuto nas suas cinco melhores partidas.
  • Rounds de bomba entregue: É o total de rounds em que você e/ou seu time entregou a bomba (não precisa ser VOCÊ quem entregou).

Por melhores partidas, nós considerados cada quesito. Para o dano, as cinco partidas em que você mais causou dano. Para cura, as cinco partidas onde você mais curou. Já o total de rounds de bombas entregues somam todo o total de entregas em todas as partidas que você jogou.

Para o cálculo total da Temporada:

  • Dano e Cura: A soma da pontuação obtida em cada fase (participando nas 4 fases, você tem uma chance maior de ser campeão)
  • Rounds de bomba: O total de rounds em que você entregou/participou de equipes que entregaram a bomba.

Basicamente, é isso, rapêize. Sobre a premiação: Cada Fase premia com 5.000 pontos o vencedor de cada categoria. Esse prêmio pode ser acumulado em até 15.000 pontos, se o vencedor levar as 3 medalhas.

O prêmio da Temporada é um Kit Heavy Metal Machines: Camiseta, Mouse Pad, Caneca e Pendrive com a trilha do HMM.

O Placar dos Líderes pode ser acessado através desse link: http://www.heavymetalmachines.com/leaderboard/

O placar da Fase é atualizado diariamente às 03:00 UTC.

O da Temporada é atualizado somente no fim de cada Fase.

E essa foi a explicação bem mastigada de todo o rolê. Tem críticas e sugestões de como a gente pode melhorar? Fala pra gente, manda bala! É pra vocês que estamos tá fazendo isso. É só mandar uma mensagem lá pra nossa fanpage do FB: http://www.facebook.com/HeavyMetalMachinesBR

 

Boa sorte e que a GLÓRIA DA BATALHA TE ACOMPANHE!

Bloqueio de hardware removido, Partidas 3×3 e remoção da punição para AFK.

derrubamos

 

(MAIS OU MENOS) DERRUBAMOS O MURO DE HARDWARE

Você havia sido bloqueado por causa da placa de vídeo? PODE VOLTAR (…POSSIVELMENTE)!
Atendemos o CLAMOR DAS MASSAS e retiramos o bloqueio de hardware para PLACA DE VÍDEO!
Se você estava sendo bloqueado indevidamente, mesmo tendo uma placa acima dos requisitos, ou acha que a sua placa de vídeo atual consegue lidar com o jogo, pode mandar bala.
O requisito de MEMÓRIA, no entanto, continua. Você ainda vai precisar de pelo menos 4GB de RAM, ou o jogo vai crashar como se não houvesse amanhã e ele não suportasse mais o tormento da existência.

PARTIDAS 3X3

Atendendo outro PEDIDO DAS MULTIDÕES (sim, temos problemas de auto-estima e temos necessidade de AGRADAR SEMPRE) alteramos o matchmaking para o mínimo de 3 jogadores humanos para cado lado, ao invés de 4.
Ou seja, fechando 6 jogadores, o jogo vai jogar 3 humanos para cada lado e colocar 1 bot em cada time. Lembrando que nossos bots estão mais inteligentes que um MESTRE do xadrez com doutorado em ASTRONOMIA, então vocês vão estar em ÓTIMA companhia.
Ah, e se acontecer de entrar 8 jogadores na fila na mesma hora, ainda é possível fechar partidas 4×4.

VAMOS REMOVER A PUNIÇÃO PARA AFK

Calma, calma, deixa o tio explicar antes de você ficar nervoso!
Veja bem, analisando a Verdade Através dos Números, constatamos que muitos jogadores estavam recebendo a punição sem ter culpa no cartório: por algum bug ou treta, saíam do jogo, recebiam a punição e não voltavam mais por se sentirem injustamente ULTRAJADOS.
Então resolvemos tirar essa punição, pra incentivar o cara a voltar pro jogo e permanecer com a gente. Na prática, isso vai fazer que os iniciantes fiquem mais com a gente e vocês tenham mais companhia no jogo, né. Essa retirada ACONTECE NO PRÓXIMO UPDATE.
LEMBRANDO: continuamos trabalhando COMO BÚFALOS OLÍMPICOS numa solução permanente pra isso, que é uma das nossas maiores prioridades.

SPOILER DO AGGRO: DARTH VADER É ANAKIN SKYWALKER, PAI DE LUKE SKYWALKER!

E eu  uso clickbait pra fazer você ler as novidades, hihi.

A palavra do metal AVANÇA

Novos servidores de HMM abertos pelo mundo.


mapa grande

Acho que não é segredo que nosso grande plano é o de levar a palavra do metal a todos os cantos do mundo (até que tenhamos a tecnologia para exploração interplanetária, pelo menos). É com uma baita felicidade e orgulho que informamos que o servidor ÁSIA foi colocado no ar essa semana. Da América do Sul, estendemos nossos tentáculos metálicos para a América do Norte, atravessamos o atlântico até a Europa e nos espalhamos pela Asia (incluindo aí a Eurásia, dos nossos camaradas russos). E isso ainda durante o BETA.

Pois é, nosso filhote metaleiro tá nessa trip pelo mundo enchendo a gente de orgulho. Orgulho não só do nosso jogo, que, modéstia à parte, está ficando cada vez mais massa, mas também da nossa comunidade que cresce toda semana e que nos dá esse gás pra continuar fazendo mais e melhor.

Sério, a gente não vai cansar de dizer o quanto vocês foram, são e continuarão sendo importantes pra gente. Nossa principal motivação é, sem dúvidas, fazer um jogo que vocês gostem de verdade, e que gostem MUITO. Queremos que o Heavy Metal Machines seja um jogo desses que deixam a vida mais gostosa, sabe? Que seja um lugar  prazeroso de passar o tempo, seja com os melhores amigos ou curtindo uma jogatina solo.

E ver a participação de vocês sempre carregada de feedback é motivador pra caramba.

Dá pra notar que essa mapa ainda não está completo. Por exemplo: o belíssimo continente da África e a Austrália, do gloriosíssimo AC/DC, não receberam servidores próprios, POR ENQUANTO.

Mas a gente vai mudar isso. Ah se vai. Porque não é segredo: a palavra do Metal sempre AVANÇA!

horarios-twitter_pt

Melhores horários para jogar (PVP)

Nem todo mundo tem tempo pra ficar o dia inteiro no jogo, né?

Ir pra facul, dar um banho no dog, cozinhar aquele feijãozinho cheio de alho, levar a vó no baile dos enxutos, tudo leva tempo.

Então, decidimos disponibilizar essa grade com os MELHORES horários para jogar.

Nos vemos na arena |m|_

 

Dev Talk: Photon

Hoje vamos falar sobre o mais novo personagem do Heavy Metal Machines, a Photon.

Photon - Heavy Metal Machines

Convidamos um dos game designers do jogo para responder algumas perguntas frequentes sobre a Photon, do ponto de vista não só do conceito do personagem no começo da criação, mas também do resultado final que vemos hoje dentro do jogo.

 

A Photon é um personagem incrível! Da onde ela veio? Quais foram as inspirações para criá-la?

  • Ela nasceu com a vontade de ter um personagem Suporte que tivesse um estilo de jogo mais exigente. Um Suporte para os experientes no jogo, que só entregasse sua capacidade total de reparo se jogado perfeitamente.
  • A partir daí, o conceito avançou, e decidimos passar pra ela uma aparência mais avançada, tecnológica. Isso casou com referências eletrônicas para o tema musical, e no final os efeitos das armas foram desenhados para lembrar referências como Tron.


photon - Heavy Metal Machines

Ela parece fazer dois papéis muito bem: reparar e carregar a bomba. Afinal, ela é um personagem Suporte ou Transportador?

  • Os dois, exatamente nessa ordem. Nós nunca criamos uma Máquina para ser uma coisa só. Trabalhamos com “foco”. Ela é mais focada em suporte, mas tem um “pézinho” no transporte, devido a sua velocidade. Todas suas armas foram pensadas para em primeiro plano ajudar nos reparos, e só depois trabalharem como o carregamento da bomba.
  • Por exemplo, sua Vantagem faz com que ela repare aliados quando os atravessa, e parte desse reparo afeta ela mesma. Isso quer dizer que seu foco é em estar próxima de aliados, se não a parte transportadora (do auto-reparo) não aparece.

photon - Heavy Metal Machines

A Photon parece estar tomando o lugar da Black Lotus, de certa forma, por ser um personagem super rápido e que fica intangível por alguns segundos. Ela também parece ser muito forte comparada aos outros personagens…

  • Bom, ela realmente foi pensada para ser uma parceira perfeita para Black Lotus. Devido aos estilos de jogo bem parecidos, imaginamos que alguns jogadores trocariam de personagem (da Black Lotus para Photon) por preferências pessoais, mas estamos de olho, e se ela realmente tornar qualquer obsoleto, trabalharemos para mudar a situação.
  • Como uma nota secundária, estamos de olho na Black Lotus. Podem esperar mudança para esse personagem no futuro.

photon - Heavy Metal Machines

Sobre a história dela, parece que existe um tipo de tecnologia antiga relacionada ao carro. Algum outro personagem está relacionado a isso?

  • Até agora ela é única, filha de uma civilização perdida que deixou sua Máquina como herança. Porém, conforme liberarmos mais pedaços das histórias dos personagens, quem sabe não é relevada alguma reviravolta interessante sobre como seus antepassados desapareceram…

photon - Heavy Metal Machines

 

E aí, o que acharam da Photon? Deixe sua opinião nos comentários!

FAQ Beta Aberto

open

 

Nesta Terça-Feira, dia 31 de Janeiro de 2017, o Heavy Metal Machines entra em mais uma fase em direção ao lançamento do jogo! Hoje, começamos o Beta Aberto, e muitas dúvidas começaram a surgir. Aqui vão algumas delas e suas respostas:

O Beta Aberto já saiu?
Sim! O Beta Aberto já está disponível para jogar! Só entrar lá na página do Steam, baixar e jogar!

http://store.steampowered.com/app/331360/

 

Nesta fase de Beta Aberto, os jogos PvP precisarão de 8 (4 contra 4) jogadores para iniciar?

Sim! A experiência do Beta Aberto é a mesma de quando o jogo for lançado oficialmente. As partidas PvP precisarão de 8 jogadores na fila antes de iniciarem.

 

O que vai acontecer com as skins Veteranas (douradas) nesta fase? E quando o Beta acabar? Os próximos personagens terão skins Veteranas?

Ainda temos skins veteranas para todos os pilotos, por todo o tempo que o jogo estiver em BETA – seja ele fechado ou aberto. Os próximos pilotos continuarão tendo skins veteranas, mas lembrem-se que é por pouco tempo…
Teremos mais detalhes sobre as skins douradas em breve também!

 

Existe alguma mudança na jogabilidade da pista? Os carros escorregam mais ou menos nessa versão?

Não foi feita nenhuma mudança na física do jogo ou dirigibilidade. Alguns personagens receberam buffs ou nerfs que os deixam mais fáceis de jogar, mas são mudanças particulares deles.

 

Já arrumaram o bug X ou Y do jogo?

O patch notes completo está no fórum, dá uma checada por lá:

http://www.heavymetalmachines.com/forum/br/index.php?/topic/106-patch-notes-photon-31012017/

 

O que acontece com o progresso da conta? Meus níveis de conta e de personagens serão apagados?

Para essa fase ainda não. Continuaremos com os mesmos níveis de conta que conseguiram tão arduamente e manteremos as conquistas.

 

Vi na matéria da IGN que vai ter um novo personagem chegando daqui a pouco, é isso mesmo? Fale mais sobre ele!
Saberemos mais deste novo personagem em breve! Por enquanto, há uma pequena prévia do tema dele na arena… ok, talvez não tão pequena.

 

Já temos WASD de volta?

Ainda não.

Documento oficial vazado

Um documento oficial do Secto do Metal foi vazado pela Free Metal TV, referente à um possível novo carro nas arenas do Heavy Metal Machines. O documento descreve um carro misterioso que possui habilidades de reparar outros veículos, além de possuir velocidade acima da concorrência.

Com o codenome PH-070-N, fontes oficiais da Free Metal TV afirmam que em breve teremos mais informações vazadas.

 

documento

largada

Como largar com tudo!

A largada é o primeiro momento do Heavy Metal Machines e o que diferencia os novatos dos veteranos. Largar no momento certo pode te dar um impulso de velocidade que faz a diferença entre pegar a bomba primeiro ou já ter que começar o jogo correndo atrás do prejuízo, e isso afeta muito mais do que parece.

Começar o jogo ganhando aumenta a moral do seu time, já mostra quem realmente conhece a arena e sabe fazer a curva por trás da estátua do Deus do Metal perfeitamente. Já quem fica sem bomba tem que explicar pro resto do time o que aconteceu…

Hoje vamos falar de algumas maneiras de largar com tudo, e tudo bem se você faz de maneira diferente: o importante é sua aceleração estar no verde quando o sinal abrir! (clique nos gifs para rodá-los!)

Método Um: Constante

Tente manter a barra de aceleração SEMPRE no verde. Desse jeito, “não tem como errar*”, já que o objetivo está sendo cumprido o tempo todo.

Método Dois: Vermelho-Verde

Deixe o acelerador no vermelho o tempo todo, aí quando estiver QUASE chegando o sinal verde, solte um pouco e acelere novamente! Não se esqueça de acelerar no último momento, ou o impulso de velocidade vai ser desperdiçado!

Método três: Deixa pra depois

Se você contar exatamente os sinais, vai ver que pode começar a acelerar só a partir da quarta luz e vai dar direitinho no sinal verde. É arriscado, mas vai mostrar pros companheiros toda a sua calma e compostura (talvez).

Ah! E não se esqueça: se tiver alguma arma com impulso de velocidade, pode ser legal de usar assim que largar, junto com o Nitro. Alguns jogadores já deixam o botão apertado antes mesmo de largar, pra não perder tempo!

 

 

E aí, o que acharam? Tem um método diferente de largar? Mostra pra gente o que você consegue fazer na largada do Heavy Metal Machines!